domingo, 13 de septiembre de 2009

DOCUMENTO-MARCO SOBRE ATENÇÃO INTEGRAL AOS HOMENS NA SAÚDE*

*ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL LANÇAM DOCUMENTO-MARCO SOBRE ATENÇÃO
INTEGRAL AOS HOMENS NA SAÚDE*


No mesmo dia 27 de agosto, em que o Ministério da Saúde lança a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, a sociedade civil organizada, por meio da Rede de Homens pela Equidade de Gênero (RHEG), publica o documento-marco “Princípios, diretrizes e recomendações para uma atenção integral aos homens na saúde”.


O objetivo deste documento é contribuir para a consolidação de políticas públicas de atenção integral aos homens na saúde, a partir de reflexões críticas e proposições, tendo por base a perspectiva feminista de gênero.


Esta publicação apresenta um conjunto de idéias, argumentos e informações sobre a atenção aos homens nos serviços públicos de saúde.


Ela integra as ações do Projeto “Homens e atenção integral à saúde”, uma iniciativa do Instituto PAPAI, em parceria com o Núcleo de Estudos em Gênero e Masculinidades (Gema/UFPE) e com a Rede de Homens pela Equidade de Gênero (RHEG). Este projeto conta com apoio da Agência Canadense de Cooperação Internacional (CIDA), Ministério da Saúde, Save The Children, WCF e Unicef.


Sobre a RHEG


A Rede de Homens pela Equidade de Gênero (RHEG) uma articulação nacional de organizações da Sociedade Civil, núcleos acadêmicos e redes independentes que atuam com homens e mulheres, a partir do enfoque feminista e/ou de gênero, para promover os direitos humanos e o fortalecimento do Estado Democrático de Direito. O comitê gestor nacional da Rede é composto pelas seguintes instituições:


- Instituto PAPAI (Secretaria Nacional - PE)
- Promundo e Instituto NOOS (RJ)
- ECOS - Comunicação em Sexualidade e Coletivo Feminista, Sexualidade e Saúde (SP)
- THEMIS - Assessoria Jurídica e Estudos de Gênero (RS)
- Núcleo de Pesquisas em Gênero e Masculinidades (Gema/UFPE)
- Núcleo de Pesquisas sobre Modos de Vida, Família e Relações de Gênero (Margens/UFSC)


Clique aqui e acesse o documento-marco:


http://www.papai.org.br/admin/biblioteca/arquivos/20090827112432.pdf

--
Marcos Nascimento
Co-diretor / Co-director
Promundo
www.promundo.org.br
MenEngage Alliance, co-chair
www.menengage.org